domingo, 17 de janeiro de 2010

Haiti (Arnaldo Jabor).

Achei muito interessante esse comentário do Arnaldo Jabor sobre a situação do Haiti. Resolvi digitaliza-lo para postar no blog, segue o video abaixo.

"Em 1755 o terremoto que arrasou Lisboa matou 200 mil pessoas no Dia de Todos os Santos, com as igrejas cheias, isso fortaleceu o movimento iluminista francês do século XIII; como falar em justiça divina diante daquela tragédia. O filosofo Voltaire escreveu livros contra Deus e o racionalismo dos enciclopedistas, chegou a influenciar a Revolução Francesa em 1789. Será que o terremoto no Haiti vai provocar algum tremor na consciência mundial? Depois de duas guerras; Vietnã, do terrorismo do 11 de setembro, a humanidade se anestesiou pela banalidade no horror; o mal. O Haiti sempre foi tratado como lixo do mundo, nunca ninguém pensou em ajudá-lo seriamente antes, como sempre ignoraram os genocídios africanos em Ruanda e Darfur por exemplo; só nos impressionamos depois! Não é possível flutuarmos entre os anéis de Saturno mapeando o genoma de ratinhos, e a miséria brutal continuando a ser ignorada pela ciência e pela política. Agora o horror é tanto, que talvez o mundo compreenda o escândalo trágico da miséria apodrecendo o século XXI."


Um comentário:

  1. Este seu "post" mostra bem que ao longo dos tempos o Homem parece cego para a necessidade dos seus semelhantes e quando "passa a ver" é para lançar culpas ou questionar a Deus.
    Quantas tragédias ou catástrofes ainda serão necessárias para que o Homem deixe de ser egocêntrico e egoísta e passe a ser mais solidário para com os mais necessitados, independentemente da existência de catástrofes?
    Um abraço

    ResponderExcluir