sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Não é mais um texto Anti Global.




Minha reflexão sobre mais um e-mail anti-global.

 Já se tornou patético os rebeldes antiglobais "meterem o pau" na Globo e falarem que ELA é a culpada por todos os problemas do Brasil.


“A Globo manipula as massas". Essa é uma das frases mais clichês que existe. Será que a manipulação é culpa do manipulador ou do que se deixa ser manipulado, visto que temos, pelo menos neste país, a liberdade de formarmos nossas opiniões?

“Porque a Globo é um mal para a educação do país". Não! Infelizmente digo que a baixa qualidade de ensino não é culpa da Globo, e sim de um governo que não vê a educação como algo primário, e vê que algo bacana de se fazer é emprestar dinheiro ao FMI. Claro, pra que mais dinheiro a um país que erradicou a pobreza e seu povo vive feliz cantando Aquarela do Brasil.

“A Globo é a culpada de estabelecer o consumismo”. Errado, de novo. O culpado pelo consumismo é o sistema capitalista. Para quem quer fugir do consumismo indico Marte, pois lá o capitalismo não chegou; diferentemente aqui da Terra, a não ser que você queira morar em Cuba ou na Coréia do Norte claro.

Não venham falar para a Globo passar em seus programas animaizinhos e plantinhas, ensinando física, matemática ou outros assuntos engrandecedores; a Tv Cultura já faz isso, e aí eu lhe pergunto “ Você é um fiel telespectador da Tv Cultura?” ou “A Tv Cultura que traz assuntos realmente interessantes é uma ameaça para essa emissora chamada Globo, fútil, vazia, que estagna as pessoas?”

Agora se você ainda acha que a Globo deveria ter programas educativos e inteligentes. Faça uma experiência: Finja que você é a Globo. Fingiu? Você esta trabalhando honestamente e ganhando um bom dinheiro com seu trabalho, certo? Agora nesse exato momento pare de trabalhar. Agora você fará outro trabalho. Pegue suas poesias de Vinicius de Morais ou Fernando Pessoa, se for da área de exatas escolha Newton ou Leibniz. Vá ao centro da cidade e proponha uma roda  de discussões com esses temas. Fez. Agora com gentileza, fale para as pessoas que aquele é seu nobre trabalho e para elas darem a quantia que seus corações mandam. Se com essa atitude realmente nobre você manter a mesma qualidade de vida que possui, sustentando sua família e permitindo-se a algumas extravagâncias... Meus parabéns, desconsidere tudo que eu falei.

Meu objetivo com esse texto não é de forma alguma defender a Globo, mas sim mostrar que esse problema de manipulação e estagnação do povo não é culpa da Globo, é sim culpa do próprio povo, um problema CULTURAL. Para sair dessa “bitolação” não é fácil, mas é claramente possível como nos ensinou vários acontecimentos ao longo da história.

2 comentários:

  1. Concordo que o problema maior da manipulação e estagnação do povo está justament na falta de cultura de um povo. Há muito tempo atrás na aula de Geografia econômica aprendi que o desenvolvimento de um povo nota-se pelo grau de importância que o seu governo dá a dois setores primordiais: Educação e Saúde, Aprendi também que muitos governantes não dão a devida atenção à Educação do seu povo, porque quanto mais instruído e educado for um povo mais consciência política possui e mais cobra e sabe cobrar de seus governantes.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. “A Globo manipula as massas" - Bom, você comentou, apesar de um tom meio forte nos clichês você concorda com ela...


    “Porque a Globo é um mal para a educação do país" - Nunca tinha ouvido isso, a educação do país, entendendo no sentido acadêmico da coisa, não tem nada a ver com a televisão.

    “A Globo é a culpada de estabelecer o consumismo” - Também nunca ouvi, e o consumismo é peculiar de nossa espécie, muita prepotência achar que uma empresinha do terceiro mundo conseguiria tal façanha. Se fugir do capitalismo fosse só ir para a Coréia estava fácil viu.

    Agora, falando do texto, a Globo nada mais do que vende o que as pessoas querem comprar, assim como qualquer empresa.

    Hoje em dia temos liberdade em usar a internet e acompanhar os programas do Japão se a coisa estiver incomodando por aqui, a única merda na difusão da informação no Brasil não é exclusividade da Globo, muitos desse meio estão quebrados e precisam de apoio financeiro do governo para continuarem existindo. O nosso conceito de censura não abrange esse fenômeno, precisamos de outra palavra.

    Abraço

    Um abraço.

    ResponderExcluir